O Centro de Acolhimento e Inserção Social é uma Comunidade de Inserção (CAIS/CI) destinada a indivíduos em situação temporária de Sem-abrigo e/ou desprovidos de qualquer suporte familiar. Criada em 2001 pela Associação Integrar, com o co-financiamento do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, esta resposta social possibilita o acompanhamento de 12 Utentes em regime de acolhimento, bem como de 25 Utentes em regime de ambulatório, privilegiando o desenvolvimento de Programas de Treino de Competências diversos como motor impulsionador da sua (re)inserção.
Feira dos Espantalhos
Que participação a Comunidade pode ter nesta resposta social?
Quem pode beneficiar da Comunidade de Inserção Centro de Acolhimento e Inserção Social?
Podem beneficiar desta resposta social pessoas residentes no Concelho de Coimbra, do sexo masculino, com idade superior a 16 anos que se encontrem em situação de exclusão social, designadamente que se encontrem em situação temporária de Sem-abrigo e/ou desprovidas de qualquer suporte familiar.
Quais são as condições de admissão ao CAIS/CI? (*)
*Art. 15º do REGULAMENTO INTERNO do Centro de Acolhimento e Inserção Social / Comunidade de Inserção
Quais são os critérios de admissão ao CAIS/CI? (**)
**Art. 17º do REGULAMENTO INTERNO do Centro de Acolhimento e Inserção Social / Comunidade de Inserção
Sardinhada no CAIS/CI
Qual o processo de encaminhamento/sinalização de situações para o CAIS/CI?
As sinalizações devem ser efetuadas através do Serviço de Emergência Social do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra ou, diretamente, através do email cais@integrar.org, utilizando para o efeito o modelo de FICHA DE ENCAMINHAMENTO .
Qualquer pessoa pode fazer o encaminhamento de uma pessoa em situação de exclusão social grave para o CAIS/CI?
Sim, os encaminhamentos/sinalizações podem ser efetuados por qualquer cidadão e/ou por Instituições/Entidades.
Que tipo de respostas são proporcionadas aos Utentes no CAIS?
No CAIS/CI os Utentes acompanhados em regime de acolhimento cumprem 5 FASES DE INSERÇÃO , tendo acesso a dormida, tratamento da sua higiene e da higiene da sua roupa, alimentação, acompanhamento e orientação psicossocial. Participam em Treinos de Competências Pessoais, Sociais e Pré-Profissionais, nas atividades de gestão diária do CAIS/CI, bem como em Programas de Atividades Ocupacionais, Culturais, Desportivas e Recreativas. Os Utentes acompanhados em regime de ambulatório não têm acesso a pernoita, beneficiando das restantes atividades.
Atividades no Centro de Atividades Ocupacionais