Inaugurada a 25 de novembro de 2011, com o apoio financeiro da Fundação EDP, o Projeto Cozinha Solidária veio dar vida a um dos múltiplos desígnios da Associação Integrar, sempre em prol da inclusão social, almejando a aquisição e desenvolvimento de competências no que concerne à gestão doméstica e à economia alimentar.
Em funcionamento desde final de 2012, o SAS dá resposta a indivíduos em carência socioeconómica comprovada e que não podem ser enquadradas na Cantina Social.
É um serviço gratuito que prevê a entrega de refeições em regime de take-away aos fins de semana e feriados, entre as 11h00 e as 12h00. Para além do apoio alimentar, possibilita também apoio noutras questões sempre em articulação com as Técnicas de acompanhamento e Entidades Encaminhadoras.
Este serviço não tem qualquer suporte financeiro, sendo assegurado com recursos da Instituição, e através da realização diversas Campanhas de Recolha de Alimentos e da angariação de donativos. Por outro lado, a confeção e distribuição das refeições é assegurada por voluntários.
É um programa direcionado para todos os beneficiários do Serviço de Alimentação Solidária. O Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar visa dotar os indivíduos de competências básicas de gestão doméstica e capacidades práticas, na área da Cozinha, que lhes permitam confecionar as suas próprias refeições; incentivar à gestão e aproveitamento adequado dos recursos, não descurando a importância de uma alimentação saudável; e implementar novas formas de poupança e de rentabilização mediante as condições e os recursos existentes.