Pronto-a-Vestir Social






 

Cozinha Solidária
Fundação EDP

 


Maya e Luís Lavrador - Padrinhos da Cozinha Solidária
Campanha "Um Padrinho é um Amigo"

 

Este Projeto, através da dinamização de treinos de competências, permitirá trabalhar e desenvolver, junto de grupos socialmente desfavorecidos acompanhados pela Instituição, competências na área da alimentação saudável, da confeção de refeições, da higiene, bem como permitirá a promoção de programas de formação específica nas áreas da Cozinha e da Restauração.
Acrescente-se, ainda, que o apoio aos sem-abrigo efetivado pela Equipa de Apoio Social Direto, Equipa de Rua da Associação Integrar, poderá ser reforçado através da entrega de refeições quentes confecionadas na nossa Cozinha Solidária.



 

AÇÕES DINAMIZADAS

Ação 10 – Serviço de alimentação solidária

No dia 30 de novembro de 2012 foi apresentado e inaugurado o Serviço de Alimentação Solidária, serviço gratuito, direcionado a famílias e a estudantes universitários com carências económicas. Este Serviço, que se apresenta como uma mais valia para os mais carenciados, para além de funcionar durante a semana (entre as 18h e as 19h) vem, pela primeira vez em Coimbra, assegurar a alimentação desta população ao fim–de–semana (das 11h às 12h e das 18h às 19h). 

Este apoio tem duas vertentes: (1) cedência de produtos agrícolas, do Centro de Atividades Ocupacionais Quinta dos Olivais da Associação Integrar, para confeção no domicílio; (2) entrega de refeições já confecionadas, em regime de take-away.

Atendendo que a Instituição aposta a sua intervenção em treino de competências pessoais e sociais, com o objetivo de capacitar os seus Utentes com ferramentas que lhes facilitem a sua reintegração, este Serviço não é criado apenas para colmatar as necessidades alimentares, mas serve, também, como um instrumento que possibilite dotar os beneficiários de outras competências pela frequência do Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica - Economia Alimentar. Este Programa tem como objetivo a aquisição de competências básicas de gestão doméstica, sendo que todos os beneficiários irão frequentar este Programa. Além da sua vertente de auxílio, o Serviço visa, assim, alcançar um cariz pedagógico.

Realce-se que este Serviço se encontra a ser assegurado sem qualquer tipo de financiamento, sendo os apoios alimentares garantidos através (1) da produção agrícola do Centro de Atividades Ocupacionais Quinta dos Olivais; (2) da Campanha “Dar e Receber” que procura incentivar a solidariedade social, dando um produto biológico do Centro de Atividades Ocupacionais Quinta dos Olivais em troca de bens alimentares; (3) das Campanhas dinamizadas pelas Entidades Parceiras do Serviço e/ou outras Campanhas promovidas pela Associação Integrar com a colaboração de serviços externos.

A Instituição conta com o apoio do Colégio Imaculada Conceição de Cernache (CAIC); da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra; do Instituto Politécnico de Coimbra; do Grupo de Adultos e Jovens da Paróquia de Santo António dos Olivais; do Núcleo de Estudantes das Faculdades de Ciências e Tecnologias (Núcleo de Bioquímica) e de Letras, da Universidade de Coimbra; da Ultra Mancha Negra Boys; do Jumbo de Coimbra; e de muitos outros voluntários que asseguram o funcionamento deste Serviço e apoiam na divulgação das Campanhas e angariação de donativos.

Na Sessão de Abertura deste Serviço foram assinados Protocolos de Colaboração que visam a cooperação das entidades ao nível do encaminhamento de casos para apoio alimentar, da divulgação do serviço e de campanhas de recolha de géneros alimentares, e ao nível do voluntariado. Foram celebrados Protocolos de Colaboração com a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, com o Instituto Politécnico de Coimbra, e com os Núcleos de Estudantes das Faculdades de Ciências e Tecnologias (núcleo de Bioquímica) e de Letras.

 

Importa traduzir em números o Serviço de Alimentação Solidária:

 

*          Nº de beneficiários apoiados: 121

*          Nº de Voluntários: 75

*          Campanhas de Recolhas de Alimentos

1)       Apoio da Ultra Mancha Negra Boys: foi dinamizada uma recolha de alimentos no jogo entre a Académica X SP. Braga;

2)       Apoio do Jumbo de Coimbra: foi dinamizada uma recolha de alimentos no Hipermercado Jumbo;

3)       Apoio em géneros alimentares (no valor de 300€) da Secção de Apoio à Praxe do Instituto de Engenharia de Coimbra;

4)       Apoio do Centro Comercial Atrium Solum Coimbra: encontra-se a decorrer, desde dezembro de 2012, uma Campanha de Recolha de Alimentos. Estes são recolhidos semanalmente e entregues na Cozinha Solidária.



 

Ação 9 – “Broinhas de abóbora”


No dia 17 de outubro de 2012, em comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, decorreu na Cozinha Solidária uma atividade que consistiu na confeção de Broinhas de Abóbora.

Participaram nesta actividade 7 Utentes dos Projetos/Equipamentos da Associação Integrar (Centro de Acolhimento e Inserção Social; Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental; Gerações com Futuros; Equipa de Apoio Social Direto – Equipa de Rua).


 

Ação 8 – Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar (Ação nº 4)


A Associação Integrar deu início, no dia 30 de julho de 2012, pelas 19h00, à 4ª Ação do Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar. Esta ação decorreu até dia 20 de agosto de 2012 e destinou-se a Utentes acompanhados pela Equipa de Apoio Social Direto desenvolvida para Utentes da EASD.

 

Ação 7 – Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar (Ação nº 3)


A Associação Integrar deu início, no dia 22 de maio de 2012, pelas 19h00, à 3ª Ação do Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar. Esta formação, com a duração total de 20 horas, destina-se a jovens da Unidade de Progressão do Centro Educativo dos Olivais, procurando treinar e desenvolver competências ao nível da confeção de refeições saudáveis.


 

Ação 6 – Equipa de Apoio Social Direto – Equipa de Rua – Dinamização de sessão sobre alimentação saudável


No dia 21 de março de 2012 a Equipa de Apoio Social Direto promoveu uma atividade na Cozinha Solidária com alguns dos utentes em acompanhamento. A actividade decorreu entre as 9h e as 14h. Esta iniciativa teve como objetivo o treino de competências pessoais e sociais, a sensibilização para uma alimentação saudável e o reforço da necessidade de boas práticas alimentares. Nesta ação foram os próprios utentes a confecionar as refeições, sob supervisão de dois alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Integrado na mesma ação realizou-se uma apresentação teórica por uma aluna da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra sobre "Boas Práticas Alimentares".

Desde já a Associação Integrar agradece a colaboração de todos os agentes envolvidos.



 

Ação 5 – Projeto "CHEFES EM MINIATURA"



No âmbito do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e do Projeto Gerações com Futuros, financiado pelo Programa Escolhas, encontra-se a ser dinamizado na Cozinha Solidária o Projeto "Chefes em Miniatura", que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, na área da Alimentação Saudável e Equilibrada junto de crianças e jovens acompanhados pelos referidos Projetos.

Esta formação, composta por quatro sessões, teve o seu início no dia 16 de fevereiro de 2012, pelas 17h00, e com o seu términos no dia 8 de março de 2012, sendo realizada semanalmente. Este Projeto conta com o apoio logístico do Restaurante "Adega do Fidalgo" que no dia 1 de março dinamiza, através do Chef Marco Aleixo, a preparação e confeção de uma refeição saudável, aliando a Cozinha Regional à alimentação saudável, junto de crianças e jovens, promovendo desta forma uma sessão prática onde os Chef 's em Miniatura têm oportunidade de "por a mão na massa", aliando a criatividade à brincadeira.



 

Ação 4 – Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar (Ação nº 2)


A Associação Integrar deu início, no dia 24 de janeiro de 2012, pelas 19h, à 2ª Ação do Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar. Esta formação, com a duração total de 20 horas, destinou-se a jovens da Unidade de Progressão do Centro Educativo dos Olivais.

Pretendeu-se treinar e desenvolver competências básicas no âmbito da Culinária, da Alimentação Saudável e Económica e da Gestão Doméstica, que permitam uma maior autonomia aos 6 formandos ao nível da gestão da sua vida pessoal, familiar e social.

Esta ação teve o seu términus a 27/03/2012.



 

Ação 3 – Confeção de Refeição Quente (Sopa) para distribuição nos giros de rua noturnos da Equipa de Rua da Associação Integrar


A Equipa de Rua da Associação Integrar tem distribuído, nos seus giros de rua noturnos de quinta-feira, sopa a todos os indivíduos abordados. Este apoio tem possibilitado oferecer mais alimentos à população acompanhada, não só indivíduos em situação de sem-abrigo, mas também outras pessoas com rendimentos baixos ou sem qualquer tipo de rendimentos. Este apoio tem sido uma mais-valia face ao elevado número de pedidos de ajuda, permitindo minimizar algumas das dificuldades de populações carenciadas. Esta ação continuará a ser dinamizada pela Equipa de Rua no espaço da Cozinha Solidária.



 

Ação 2 – Curso de Formação para a Inclusão – Competências para a Inclusão Social (Eixo 6. Medida 6.1. POPH)



No âmbito desta formação foram dinamizados na Cozinha Solidária os módulos de: Produção Alimentar - Confeção de Alimentos (50h) e Dietética e Confeção de Alimentos (50h). Esta formação destinou-se a pessoas com particulares dificuldades no acesso ao sistema de ensino/formação, nomeadamente as que provenham de meios particularmente desfavorecidos, famílias desestruturadas, que apresentem percursos pessoais problemáticos e pertencentes a grupos excluídos e/ou desfavorecidos, entre os quais:

  • Indivíduos em situação de exclusão social ou risco de exclusão;
  • Desempregados, em particular os de longa e muito longa duração;
  • Grupos de risco, designadamente ex-toxicodependentes e ex-reclusos;
  • Beneficiários do Rendimento Social de Inserção.


 

Ação 1 – Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar (Ação nº 1)


No dia 25 de novembro de 2011, após a Sessão de Inauguração, iniciou-se a 1ª Ação de Formação na Cozinha Solidária que contou com a participação de 7 utentes do Centro de Acolhimento e Inserção Social da Associação Integrar. O Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica, ministrado por uma Formadora Voluntária, perspetivou o treino de competências básicas dos nossos utentes em áreas como a alimentação saudável, culinária e gestão doméstica, bem como o treino de competências ao nível da confeção de refeições saudáveis, equilibradas e económicas. Sublinhe-se a importância destas ações na futura autonomização dos utentes, constituindo-se como ferramentas úteis quer a nível pessoal quer numa possível integração profissional.



 

IMPLEMENTAÇÃO DA COZINHA SOLIDÁRIA (OBRAS)

ANTES

DEPOIS


Cozinha Solidária - Entrada exterior

Cozinha Solidária - Entrada exterior

Cozinha Solidária - Cozinha

Cozinha Solidária - Cozinha

Cozinha Solidária - Sala de Formação

Cozinha Solidária - Sala de Formação

Cozinha Solidária - Sala de Formação

Cozinha Solidária - Sala de Formação

Cozinha Solidária - Escadas

Cozinha Solidária - Escadas

Cozinha Solidária - Sala de Formação

Cozinha Solidária - Hall

Mecenas Principal:

 


Cozinha Solidária

Rua do Martins de Carvalho, nº 80, 3000-274 Coimbra

Telefone: 239 833 603

Telemóvel: 913 474 751

Url: www.integrar.org/cozinha_solidaria.htm

E-Mail: cozinha.solidaria@integrar.org
 

NOTÍCIAS

ROTARACT CLUBE APOIA, MAIS UMA VEZ, O SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO SOLIDÁRIA
NO DIA 30 DE ABRIL DE 2014, O ROTARACT CLUBE DEU NOVAMENTE PROVAS DE SOLIDARIEDADE, DOANDO UMA NOVA PANELA AO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO SOLIDÁRIA!
<Ver Mais>

TREINO DE COMPETÊNCIAS NA COZINHA SOLIDÁRIA
PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA - ECONOMIA ALIMENTAR
<Ver Mais>

COZINHA SOLIDÁRIA TREINA COMPETÊNCIAS
PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA - ECONOMIA ALIMENTAR
<Ver Mais>

GESTÃO DOMÉSTICA - ECONOMIA FAMILIAR
INTEGRAR ENTREGA CERTIFICADOS A JOVENS
<Ver Mais>

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA COZINHA SOLIDÁRIA
ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE COIMBRA DINAMIZA SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
<Ver Mais>

COZINHA SOLIDÁRIA - GERIR E POUPAR
TREINAR COMPETÊNCIAS: APRENDER A GERIR E A POUPAR
<Ver Mais>

CRIANÇAS NA COZINHA SOLIDÁRIA
INTEGRAR DINAMIZA A 1 DE MARÇO SESSÃO PRÁTICA NA COZINHA SOLIDÁRIA
<Ver Mais>

CRIANÇAS NA COZINHA SOLIDÁRIA
INTEGRAR INICIA TREINO DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA
<Ver Mais>

COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS
INTEGRAR INICIA TREINO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA COZINHA SOLIDÁRIA
<Ver Mais>

CRIANÇAS NA COZINHA SOLIDÁRIA
INTEGRAR DINAMIZOU SESSÃO PRÁTICA NA COZINHA SOLIDÁRIA
<Ver Mais>

CRIANÇAS NA COZINHA SOLIDÁRIA
INTEGRAR INICIA TREINO DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA
<Ver Mais>

PROJETO "COZINHA SOLIDÁRIA"
INTEGRAR INAUGURA COZINHA SOLIDÁRIA
<Ver Mais>

PROJETO "COZINHA SOLIDÁRIA"
SESSÃO SOLENE - APRESENTAÇÃO
<Ver Mais>

MAYA APADRINHA COZINHA SOLIDÁRIA
A TARÓLOGA MAYA É MADRINHA DO PROJETO COZINHA SOLIDÁRIA DA ASSOCIAÇÃO INTEGRAR
<Ver Mais>